
"Desde o momento em que o homem passou a dominar a natureza, fazendo da agricultura uma notável forma de apropriação do espaço – iniciaram-se as transformações neste meio. Tomando o conceito de sustentabilidade ecológica de modo estrito, pode-se dizer que neste momento ela foi afetada. O homem, para desenvolver suas habilidades e alcançar seus desejos, deveria fazer uso desta natureza. O grande problema foi a forma como o fez. Para se desenvolver, escolheu meios de produção ignorando completamente sua condição de também estar sujeito à natureza.
A importância da prática da agricultura na história do homem é tanto elogiada como criticada: enquanto alguns consideram que foi o passo decisivo para o desenvolvimento humano, críticos afirmam que foi o maior erro na história da raça humana. Por um lado, o grupo que se fixou na terra tinha mais tempo dedicado a atividades com objetivos diferentes de produzir alimentos, que resultaram em novas tecnologias e a acumulação de bens de capital, daí o aculturamento e o aparente melhoramento do padrão de vida. Por outro, os grupos que continuaram utilizando-se de alimentos nativos de sua região, mantiveram um equilíbrio ecológico com o ambiente, ao contrário da nova sociedade agrícola que se formou, desmatando a vegetação nativa para implantar a monocultura, na procura de maior quantidade com menor variedade, posteriormente passando a utilizar pesticidas e outros elementos químicos, causando um grande impacto no solo, na água, na fauna e na flora da região.
Em sete anos dobrou a produção mundial de carne, passando para duzentos e cinqüenta milhões de toneladas anuais e os efeitos que estão sendo gerados são gravíssimos para o meio ambiente por diversos fatores. A criação de animais ocasiona um grande problema para o planeta, pois todo o lixo gerado é enterrado no solo ou jogado nas águas. Com essa ação os dejetos são infiltrados pelos os lençóis freáticos alterando as condições ambientais gerando outros problemas gravíssimos. O desmatamento na Amazônia é outro problema gerado devido a criação de animais, os impactos do desmatamento incluem a perda de biodiversidade, a redução da ciclagem da água (e da precipitação) e contribuições para o aquecimento global.
Com base nesses relatos podemos observar que senão tivermos o controle nas atividades agropecuárias colocaremos em risco a nossa saúde, o nosso meio ambiente e o bem estar dos animais. Os problemas existem e estão diretamente relacionados, porém, para amenizarmos esses impactos que são causados a natureza devemos mudar nossos hábitos tomando medidas simples, como mudar nossa alimentação, economizar água, luz, fazer reciclagem e dentre outros. Se cada pessoa fizer um pouco, bilhões de poucos se juntariam, e se tornaria um monte. O planeta só tem agradecer com essa atitude."
Nenhum comentário:
Postar um comentário